quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Moro quer novo recorde de apreensão de drogas em 2020



O ministro da Justiça compartilhou uma imagem de operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que apreendeu 1,1 tonelada de cocaína em Cristalina, no Estado de Goiás.

“Começa bem o ano a PRF, rumo a novo recorde de apreensão de drogas em 2020”, escreveu Moro através das redes sociais.



Na manhã desta segunda-feira (13), Sergio Moro ressaltou que a Polícia Federal (PF) “intensificou a Operação Aliança com o Paraguai para erradicação de plantações de maconha” em 2019.

“Foram 4 operações com eliminação do equivalente a 3,4 mil toneladas de maconha, mais do que o total conjunto de 2017 e 2018, que viriam ao Brasil financiar o crime organizado”, acrescentou o ministro, que compartilhou a imagem de uma tabela com informações mais detalhadas.


Fonte: República de Curitiba


Compartilhar:

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Odebrecht revela que obras com dinheiro do BNDES em Cuba aconteceram após pedido de Lula


Segundo o presidente da maior empreiteira do país, a empresa decidiu entrar em Cuba após um pedido de Lula:

“Isso começou porque Lula estava visitando o país, passou por uma estrada deteriorada e disse que tinha condições de ajudar. Era para fazer a estrada exportando serviços do Brasil, para gerar emprego, renda e arrecadação, e ajudar Cuba a desenvolver o projeto.”

Porém, Marcelo relata que a melhor opção para usar dinheiro brasileiro do BNDES para ajudar Cuba seria construir um Porto:

“Mas a gente avaliou as oportunidades e identificou que o melhor para o Brasil, economicamente e do ponto de vista de exportação de bens e serviços, era fazer um porto em Cuba.”

O porto, segundo Marcelo, serviria para Cuba eventualmente ajudar empresas brasileiras, o que não ocorreu:

“O porto também seria um gerador de divisas internacionais, o que ajudaria a pagar o financiamento. Vimos o porto como um local que ajudaria a economia de Cuba. E a nossa expectativa, que infelizmente acabou não se confirmando, até pelo esgarçamento da relação com o Brasil, era que mais empresas brasileiras poderiam se beneficiar do porto em si. Mas infelizmente essa parte ficou pelo caminho.”

Marcelo afirma que Cuba foi o único país que o governo Lula teve uma maior ‘boa vontade’ em aprovar o envio de dinheiro do BNDES:

 “O único país que a gente percebeu que houve uma boa vontade maior, uma atuação, um esforço maior do governo para ajudar a aprovar o crédito [do BNDES] foi na questão de Cuba.”



Fonte da matéria: República de Curitiba


Compartilhar:

“Brasil está saindo da UTI”, diz General Heleno


Em entrevista à TV Brasil, o General Heleno, um dos principais nomes do governo Bolsonaro, declarou:

“O primeiro ano do presidente, a gente comparando com o esporte, é um ano de aquecimento, onde vai conhecer as coisas. Ele imagina fazer muita coisa que a estrutura não vai permitir que faça. A burocracia vai impedir que faça. Ele tem que se adaptar a todas as conjunturas que o obrigam a se limitar àquelas regras do jogo. Este primeiro ano é de adaptação.”

“Nós recebemos um país que foi empobrecido pela corrupção, pela falta de gestão, pela falta de honestidade pela coisa pública. E no momento em que ele empobreceu, nós estamos tendo que puxar ele lá da UTI. O Brasil foi para a UTI e está sendo tirado da UTI. E rapidamente os índices estão aparecendo. E essa recuperação está aparecendo para o mundo. Temos certeza de que o mundo quer investir no Brasil.”


Fonte da matéria: República de Curitiba


Compartilhar:

Sergio Moro é eleito uma das 50 personalidades da década pelo "Financial Times"


O Ministro Sergio Moro foi eleito uma das 50 pessoas que marcaram a década pelo jornal “Financial Times”. A publicação divulgou a lista nesta terça-feira (24/12), assinala o Portal G1.

O jornal, um dos mais importantes do mundo, cita atuação de Moro como juiz de primeira instância à frente das investigações da operação Lava Jato. “De seu cargo de juiz em uma cidade provinciana brasileira, Sergio Moro encabeçou uma investigação de corrupção que abalou o establishment político da América Latina.”

Na lista das 50 personalidades mais importantes do mundo aparecem políticos, empresários, atletas e ativistas que “refletem o desenvolvimento” dos últimos dez anos. “A segunda década do século 21 começou com medidas de austeridade para lidar com a desaceleração causada pela crise financeira global e terminou com governos populistas e regimes iliberais em todo o mundo.”

Além de Moro, há políticos como Barack Obama, Vladimir Putin, Emmanuel Macron e Angela Merkel. Representando tecnologia e economia, estão Jeff Bezos, Tim Cook, Bill e Melina Gates, Elon Musk, Thomas Piketty, Kylie Jenner e Elizabeth Holmes.


Fonte da matéria: República de Curitiba




Compartilhar:

Economia fecha 2019 o crescimento mais forte dos últimos cinco anos


A economia brasileira deverá ter o melhor fim de ano desde o início da recessão causada pela era petista, em 2014, e deve começar 2020 aquecida. Segundo bancos e consultorias ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Produto Interno Bruto (PIB) poderá crescer neste último trimestre até 0,8% na comparação com os três meses anteriores. Desde o início da crise, esse número para o período variou entre -1,3% e 0,3%.

A geração de empregos comprova essa visão de que a economia vem ganhando força. O IBGE divulgou que 99 mil vagas de emprego com carteira assinada foram criadas apenas em novembro. No acumulado do ano, são 948 mil.

Os saques do FGTS são os principais responsáveis pelo impulso extra neste fim de ano. O Santander, por exemplo, que projeta uma alta de 0,8% no PIB do último trimestre, calcula que a metade disso se deverá ao FGTS. A liberação dos recursos tem impulsionado, principalmente, o consumo das famílias, que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), vai crescer 2,8% no quarto trimestre na comparação com igual período de 2018. No ano, deverá acumular alta de 2%, assinala o jornal Gazeta do Povo.


Fonte da matéria : República de Curitiba


Compartilhar: